EDU FERNANDES
É graduado em Música (fagote) pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), sob a orientação do professor Paulo Justi. Participou do Festival de Londrina, Curso Internacional de Brasília e Oficina de Música de Curitiba, tendo aulas com Mara Campos, Noel Devos, entre outros. Frequentou diversos cursos internacionais de Regência Coral, onde recebeu a orientação de Erick Vestberg (Suécia), Alberto Grau (Venezuela), Paul Oakley (Estados Unidos), Josep Prats (Espanha), e Bob Chilcott (Inglaterra).
Em 2003 concluiu mestrado na Universidade de São Paulo (USP) com a dissertação “O Arranjo Vocal de Música Popular em São Paulo e Buenos Aires”.
Atua como professor convidado em diversos festivais e cursos de música pelo Brasil, como: Laboratório Coral de Itajubá (MG), Laboratório Coral da Fecors (RS), Festival de Coros de Ibiporã (PR), Painel de Regência Coral da Fecors, Festival Música na Ibiapaba (CE) e Painel de Regência Coral de Cuiabá (MT). É membro do corpo docente dos cursos de aperfeiçoamento da Funarte e foi professor das disciplinas de Canto Coral e Regência Coral da FIAM-FAAM. Desenvolve pesquisa de percussão corporal aplicada à música coral.
É regente do CoralUSP – grupos XI de Agosto e 12 em Ponto –, do Coral Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e do Coral Gogós. É sócio fundador, e foi presidente, da Aparc (Associação Paulista de Regentes Corais).
Tem dois artigos sobre música popular brasileira publicados na revista Desvendando a História: “Anos 70 um caleidoscópio sonoro” e “Getúlio Vargas e a manipulação do samba”. Publicou artigo sobre arranjos corais de música brasileira na revista International Choral Bulletin.